Quando a palavra empodera: uma experiência com o projeto “E se fosse com você?”

Delci Cleonice Bender, Elisete Regina Groff

Resumo


O presente trabalho se propõe a relatar as experiências pedagógicas vivenciadas através do projeto “E se fosse com você?”. A referida prática foi realizada com alunos do 9º ano do ensino fundamental, nas aulas de Língua Portuguesa, na Escola Maurício Cardoso (Herveiras/RS), em 2018. A partir da leitura da crônica “Primitivos” (TAJES, 2018), em atividade alusiva ao dia internacional da mulher, os estudantes levantaram o questionamento: como podemos contribuir para que os direitos femininos não sejam lembrados só nesta data? Considerando o contexto de uma escola do campo, abordar a temática da autonomia da mulher e de seu papel social é bastante pertinente. Dessa forma, a proposta de criação do projeto partiu dos alunos, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância do respeito às mulheres e da reflexão sobre as variadas formas de preconceito, reforçando a relevância da valorização dos direitos humanos. Assim, a cada mês, a turma do 9º ano preparava e conduzia um encontro (com roda de conversa, dinâmicas, debates) com os colegas do 8º ano, a partir de temas por eles definidos, entre os quais: assédio, aborto, automutilação e orientação sexual. Uma das conquistas alcançadas foi a participação do grupo como apresentadores na programação municipal do Outubro Rosa. Em termos de práticas de letramento, diversos gêneros textuais foram contemplados durante os estudos e a programação dos encontros: entrevista, ofício, roteiro, poema, relato, entre outros. A cultura digital também foi priorizada, pois foi criada uma página em uma rede social para divulgar todas as etapas do trabalho e compartilhar as vivências com a comunidade escolar. Essa experiência oportunizou uma prática contextualizada e significativa, tornando-se interdisciplinar. Assim, o projeto alicerçou o protagonismo estudantil com foco no empoderamento feminino, por meio de um trabalho embasado no multiletramento.

Palavras-chave


empoderamento feminino; protagonismo estudantil; multiletramento.

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