PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS-DISCURSIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIA REALIZADA POR MEIO DO PIBID
Resumo
Sabe-se que por muitos anos o ensino de língua portuguesa manteve-se ancorado a gêneros textuais que, por muitas vezes, distanciavam-se da realidade social do aluno, além de manter o privilégio da norma culta em detrimento da linguagem coloquial. Pensando nisso e em busca de considerar os novos enfoques da BNCC (2018), foi desenvolvido juntamente com outros bolsistas, o projeto “Versos que Contam” na escola EMEF Antônio Vital do Rêgo, localizada no Município de Queimadas – Paraíba, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto foi elaborado com o objetivo de ampliar práticas de letramento, habilidades de leitura e escrita, bem como o trabalho com as variações linguísticas. Para tanto, a equipe buscou apresentar gêneros e temáticas em concordância com o contexto social dos alunos, considerando também os pressupostos de Dolz e Schneuwly (1999) que enfatizam a necessidade dos alunos estarem em verdadeiras situações de comunicação, nas práticas reais da linguagem, através do uso concreto dos gêneros. Para isso, utilizamos como objeto de trabalho os folhetos de cordéis. Outros gêneros também ganharam espaço nas aulas, como as memórias literárias, poesias, canções, lendas, entre outros. Também foram utilizados recursos para integração dos alunos a práticas tecnológicas. Entende-se que a perspectiva dos gêneros textuais como intermédio para o ensino-aprendizagem torna-se cada vez mais eficaz e necessária. Sendo preciso observar o modo como a abordagem é realizada, considerando os aspectos que possibilitam a contribuição do ensino. Bem como o contexto social do aluno, para que este perceba o sentido de uso atrelado ao gênero utilizado. Para o desenvolvimento do trabalho tomamos como referência as contribuições teóricas de Bakhtin (1997), Dolz e Schneuwly (1996, 1999), Marcuschi (2004), Marinho e Pinheiro (2012), Pereira (2011), Soares (2001) e Pinheiro (2007).
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