Análise de Discurso e Letramento Crítico na sala de aula: uma proposta de leitura do livro didático no ensino de Língua Espanhola.
Resumo
A língua pode estar a favor ou não de grupos sociais; beneficiar ou oprimir interesses dos cidadãos. Portanto na sociedade do século XXI, é indispensável para a evolução dos sujeitos, que se façam leituras críticas dos textos que circulam na sociedade. A Análise de Discurso e o Letramento Crítico podem oferecer aos professores da Educação Básica, mecanismos de compreensão dos modos de funcionamento da língua em prol da formação discente. Para tanto, devemos partir do trabalho com os gêneros discursivos focado no discurso. Este artigo objetiva discutir, pelo viés da Análise de Discurso e do Letramento Crítico, como textos verbais e imagéticos podem beneficiar ou oprimir grupos sociais diversos, a partir de diferentes leituras e formações ideológicas. Adotamos como referencial teórico-metodológico a Análise de Discurso Materialista de Michel Pêcheux ([1975]2014) e Eni Orlandi (2009), (2012), que concebem os discursos como efeitos de sentido entre os interlocutores em meio à opacidade da linguagem, analisados a partir da relação língua - sujeito – história- ideologia. Também nos apoiaremos como referencial teórico sobre leitura crítica e Letramento Crítico em Freire (1987); (1988) (1994), Carbonieri (2016) Baynham (1995), que tomam o texto como um objeto simbólico associado às regras ideológicas da comunidade de onde ele vem. O material investigado é constituído por recortes de unidades didáticas e tiras dos livros de espanhol Proyecto Conectados (2014) e Buena Gente (2018), utilizados no ensino fundamental pela educação básica da rede privada na cidade de Teresina-PI. Eles enunciam discursos pedagógicos aliados à diferentes memórias, revelando nas posições - sujeito encontradas, rupturas e continuidades discursivas ligadas ao consumismo, à publicidade e ao marketing, ao machismo, aos padrões de beleza, às vestimentas e à imagem da mulher.
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PDFReferências
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