OS IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS PRESENTES NA REPORTAGEM “A CIDADE MUSICADA”, DA REVISTA REVESTRÉS

Jaqueline Salviano de Sousa

Resumo


É notório que os suportes midiáticos fazem uso de estratégias discursivas para obter efeito de persuasão no público para o qual se destina a informação e que, para isso, o sujeito enunciador recorre a determinados argumentos fundamentados em saberes. Tendo em vista que esses saberes visam legitimar a informação expressa, o presente trabalho objetiva analisar os imaginários sociodiscursivos presentes na reportagem intitulada “A cidade musicada”, publicada na edição 42 de 2019, da revista Revestrés. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa e interpretativa, pois, inicialmente, identificamos os saberes produzidos na matéria selecionada, para, em seguida, serem classificados e analisados culminando com a redação da pesquisa. O trabalho tem como base a Teoria Semiolinguística de Charaudeau (2016, 2017), no que diz respeito aos imaginários sociodiscursivos, Procópio (2009), dentre outros. Como resultados, percebemos que a organização dos imaginários se dá, majoritariamente, através de argumentos relacionados aos saberes de crença, uma vez que o sujeito enunciador apresenta um discurso mais subjetivo da temática cultural em questão. Observamos que essa característica subjetiva é vista na própria nomeação do título da matéria “A cidade musicada”, em que é possível verificar apreciações acerca das músicas voltadas para a cidade de Teresina, como também acrescenta opiniões de especialistas no assunto.


Palavras-chave


Discurso; Imaginários; Revista Revestrés

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Referências


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