BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS, USUÁRIOS DA LIBRAS

Joaquina Maria Portela Cunha Melo, Tania Maria dos Santos, Cátia de Azevedo Fronza

Resumo


Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa a alunos surdos a partir das orientações dispostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mais especificamente em relação ao Ensino Médio. Em adição a isso, pretende analisar as possibilidades de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos, por meio da Análise Linguística, em consonância com a BNCC. O Ensino Médio é uma etapa escolar da qual faz parte um público variado, com diferentes perspectivas de vida, inclusive alunos surdos, usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que, na maioria das vezes, encontram obstáculos de aprendizagem da língua portuguesa na modalidade escrita. Isso leva a uma defasagem deste componente curricular e, consequentemente, aos demais componentes que compõem a BNCC. Este trabalho é resultado de uma reflexão teórica, fundamentada nos estudos de Fernandes (2006), Mendonça (2006) e Suassuna (2014), os quais direcionam nosso foco à BNCC (2018a). A Análise linguística (AL) viabiliza uma reflexão sobre a língua a ser aprendida e, se lhes for oferecido o ensino, em concordância com suas particularidades, os alunos surdos serão potencialmente favorecidos pelo uso desse prisma linguístico nas aulas de língua portuguesa, uma vez que, para a BNCC, considera-se a língua em uso, oportunizando ao aprendente situações de interações comunicativas que viabilizem o aprendizado partindo de várias formas de manifestação da linguagem, sejam elas verbais (oral, escrita ou sinalizada), sonora, corporal, visual e, mais recentemente, a digital. É preciso, contudo, dar atenção às necessidades do aluno surdo, tendo em vista sua história de escolarização e o fato de que a Libras é a língua necessária para a aprendizagem da língua portuguesa escrita.


Palavras-chave


Língua Portuguesa; Análise Linguística; Aluno surdo

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018a.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. PARECER nº 5, de 9 de agosto de 2017. Consulta acerca do controle de frequência em atividades não presenciais nos cursos técnicos de nível médio. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70631-pceb005-17-pdf/file. Acesso em: 20 maio 2019.

BRASIL. Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 10 maio 2019.

BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 2018b. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/dcnem.pdf. Acesso em: 10 maio 2020.

FERNANDES, S. Práticas de letramento na educação bilíngue para surdos. Curitiba: SEED, 2006.

FERNANDES, Sueli. É possível ser surdo em português? Língua de sinais e escrita em busca de uma aproximação. In: SKLIAR, Carlos (org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos: interfaces entre pedagogia e linguística. v. 2. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010, p. 59-82.

FREIRE, Alice Maria da Fonseca. A aquisição do Português como segunda língua: uma proposta de currículo para o Instituto Nacional de Educação de Surdos. In: SKLIAR, Carlos (org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos: interfaces entre pedagogia e linguística. v. 2. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010. p. 25-34.

FRONZA, Cátia de Azevedo; MUCK, Gisele Farias. Usando as chaves dos conceitos sobre concepções quanto ao ensino e à aprendizagem de língua por surdos. In: LOPES, Maura Corcini (org.). Cultura surda e Libras. Unisinos, 2012. p. 78-107.

LACERDA, Cristina Bloglia Feitosa; SANTOS, Lara Ferreira dos; CAETANO, Juliana Fonseca. Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos. In: LACERDA, Cristina Bloglia Feitosa; SANTOS, Lara Ferreira dos (org.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e a educação de surdos. São Carlos: EdUFSCAR, 2018. p. 185-200.

MENDONÇA, Márcia. Análise linguística, um outro objeto. In: BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 199-226.

RUIZ, Eliana Maria Severino Donaio; DIAS, Anair Valênia Martins. Gramática e gênero de discurso: novas perspectivas para o ensino de língua portuguesa. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 19, n. 1, p. 241-266, jun. 2016.

SUASSUNA, Lívia. As práticas de linguagem como objeto. In: LEAL, Telma Ferraz; SUASSUNA, Lívia (org.). Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica: reflexões sobre o currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. p. 69-94.

SUASSUNA, Lívia. O ensino de análise linguística por estagiários da licenciatura em Letras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 101, n. 257, p. 57-78, jan./abr. 2020. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/4258. Acesso em: 23 jun. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.