O SUJEITO NO TEXTO E O TEXTO NA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS DIALÓGICAS E O DISCURSO OFICIAL SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA

Francisco Renato Lima

Resumo


Neste estudo, parte-se de uma concepção de texto como espaço/lugar de interação entre sujeitos sociais, que no momento da leitura assumem um papel de protagonistas, uma vez que transportam para o espaço do texto, suas experiências particulares, revelando assim, a subjetividade leitora. Nesse sentido, tem-se como objetivo analisar as orientações teórico-metodológicas propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1998a) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018), para o trabalho com o texto na sala de aula, percebendo o movimento de rupturas, continuidades e descontinuidades, avanços e desafios presente nesses discursos oficiais. Ancora-se, principalmente, nas orientações teórico-legais e metodológicas desses documentos e na abordagem dialógica e responsiva da linguagem, proposta por Bakhtin (2009), ao considerar que “cada campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, os quais denominamos gêneros do discurso” (p. 262), apresentados por meio do texto, entendido como um ato comunicativo e que, para sua construção e compreensão, pressupõe uma “reação-resposta ativa responsiva” entre os interlocutores. Parte-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, de natureza sócio-histórica e caráter qualitativo, realizada por meio da técnica de análise documental dos PCN e da BNCC, por meio da produção, organização, categorização e análise dos dados, conforme Richardson (2012). A leitura dos documentos oficiais revela um movimento de continuidade e avanço nas concepções sobre texto. A continuidade ocorre pela reafirmação de que o texto é o centro das atividades de ensino da língua; e avanço, no sentido de abarcar o conceito de texto, à luz dos atuais parâmetros da Linguística Textual (LT), da Análise do Discurso (AD) e da Semântica de textos, por exemplo, que ampliaram os conceitos e as concepções sobre texto, evidenciando sobretudo, seu caráter multimodal e multissemiótico, que (des)estabiliza nos múltiplos formatos e linguagens digitais, midiáticas e tecnológicas.


Palavras-chave


Texto; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

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