SURDEZ E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO DE SURDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM TERESINA-PI

Iago Ferraz Nunes, Maria de Lourdes Nascimento Rocha

Resumo


Este trabalho versa sobre as dificuldades no processo de aprendizagem de alunos surdos matriculados em uma escola regular. Para tanto, temos como objetivo geral o de analisar as dificuldades de aprendizagem dos alunos surdos na escola pública. Nesta linha de pensamento trabalhamos com os seguintes objetivos específicos: observar as relações interpessoais entre: alunos surdos e professor; aluno surdo e intérprete; aluno surdo e aluno ouvinte, bem como identificar a abordagem de ensino adotada pelos professores (caso haja alguma metodologia específica), demonstrando suas viabilidades bem como da sua efetividade, assim como suas influências nas relações interpessoais no processo de aprendizagem do aluno surdo. Dessa forma buscou-se fundamentar este estudo através de leitura sistemática baseada em pesquisadores referência na temática para assim melhor compreensão e apropriação do conhecimento teórico embasamento em Bordenave e Martins (2015); Smith e Stich (2006); Skliar (2016); Lacerda (2014); Quadros (2008) entre outros. A pesquisa realizada é do tipo de campo e qualitativa que se iniciou a partir de observação em sala de aula, seguida de entrevista. Neste sentido, acreditamos que a escola tendo como papel principal a garantia de “Educação Básica para todos os cidadãos”, mas que inda precisa adequar-se para atender a demanda, ainda assim sendo imprescindível que os profissionais da educação se qualifiquem para a educação voltada aos surdos a fim de que dessa forma, possa se pensar em uma inclusão real no contexto educacional e social das crianças com deficiência auditiva.


Palavras-chave


Processo de ensino-aprendizagem; Aluno Surdo; Inclusão Escolar

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