RELATO DE EXPERIÊNCIA: O GÊNERO NOTÍCIA ONLINE COMO OBJETO DE ENSINO

Jonnathan Ferreira de Sousa

Resumo


O presente trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada durante atividades de intervenção numa escola municipal da rede pública de ensino, no município São Bernardo - MA, com alunos do 8º e 9º do Ensino Fundamental. As atividades foram organizadas em forma de oficinas de leitura e produção de textos digitais, dentre eles o gênero notícia online, objeto de ensino da experiência relatada no presente artigo. O uso das novas tecnologias e de gêneros digitais tem mudado as formas de comunicação, informação e interação. Este relato descreve uma experiência sobre o ensino da notícia online, apontando para o funcionamento desse gênero e para novas formas de leitura. Nesse sentido, trabalhamos aspectos hipertextuais e multimodais em uma notícia online retirada do portal G1, cuja manchete é: “Bandidos explodem agências bancárias em São Bernardo-Maranhão”. Utilizamos como aporte teórico, autores tais como, Bakhtin (2003) que faz uma discussão sobre gêneros discursivos, Marcuschi (2002, 2007) discutindo concepções de gêneros textuais digitais, Antunes (2002) abordando leitura e escrita numa perspectiva interacional, Rojo (2015) que fala de multiletramentos, Alves Filho (2011) e a BNCC (2018) que trata de gêneros jornalísticos e ensino. Como resultados da experiência relatada, destacamos o envolvimento dos alunos com a leitura da notícia online, enquanto atividade prazerosa, de pesquisa, de construção e reconstrução de sentidos. Percebemos a importância de trabalhar estratégias de leitura hipertextual com os alunos da educação básica para o desenvolvimento de habilidades necessárias para a leitura de textos digitais.


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Referências


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