ESCRITA DE SINAIS: Elemento essencial na ampliação da comunicação e expressão do surdo no ensino aprendizagem de Libras?

Maria Gabriela de Sousa Oliveira, Maria do Socorro De Sousa Pereira Oliveira

Resumo


A Linguagem estar em constante evolução devido a necessidade de uma comunicação significativa que ingressasse o homem em uma sociedade. Um dos maiores avanços foi a criação da escrita, que proporciona até hoje, aos usuários se expressar espontaneamente. Em relação ao povo surdo usuário de uma língua de sinais, vários pesquisadores criaram sistemas de notação de sinais que oportunizaram ao surdo a possibilidade de ter uma fluência no que é considerado sua língua natural. A pesquisa visou analisar a contribuição da escrita de sinais e seus reflexos no ensino e aprendizagem do surdo. Para a concretização deste estudo realizou-se análise em livros e artigos de autores renomados como: Barreto(2015), Stumpf(2005), Wanderley(2015) dentre outros. Quanto a abordagem a pesquisa é de natureza qualitativa de cunho bibliográfico. Com base nos aspectos observados é imprescindível que todos envolvidos na educação dos surdos se conscientize da importância da aquisição da escrita de sinais para formação cognitiva, pois a aquisição da escrita de sinais pode ocorrer simultaneamente à aquisição da língua de sinais, uma completando a outra. Abordarmos esse tema, para despertarmos na sociedade a existência e importância da escrita de sinais para a valorização e reconhecimento de uma língua. Pois a escrita funciona como suporte na comunicação sendo facilitador no processo de ensino aprendizagem.

Palavras-chave


Escrita de sinais; aprendizagem; surdos

Texto completo:

PDF

Referências


BARRETO,Madson;BARRETO,Raquel.Escrita de Sinais sem Mistério.1.ed.vli.1.Belo Horizonte:ed.do autor, 2015.

DALLAN,M.S.S.Analise discursiva dos estudos surdos em educação:a questão da escrita de sinais,Dissertação de mestrado em educação.Itatiba.Universidade São Francisco.2012.

_____________SIGNWRITING: Escrita visual para língua de sinais.O processo de sinalização escrita. Proferida no II Congresso Nacional de Surdez de São José dos Campos, em 23 de maio de 2009.

FALCÃO,L.A.Surdez,cognição visual e Libras:estabelecendo novos diálogos,5ed.Recife:Ed.do autor.2017.

GESSER,Audrei. LIBRAS:Que Lingua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. 1ed.São Paulo: Editora Parábola,2016.

NOBRE,R. Processo de grafia da língua de sinais:uma analise fono-morfologica da escrita signwriting. Florianopolis:Ufsc,2011.

SILVA, T. dos S. A. da. A aquisição da escrita pela criança surda desde a Educação Infantil. 2008. 227f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

SILVA,F,Analisando o processo de leitura de uma possível escrita da língua brasileira de sinais:signwriting.Dissertação de mestrado em Educação.Florianopolis:Ufsc.2009.

STUMPF,Marianne R. Aprendizagem de escrta deLíngua de Sinais pelo sistemaSing Writing:língua de sinais no papel e no computador.Tese de doutorado em Informática na Educação.Porto Alegre:UFRGS,2005.

THOMAS,Adriana da Silva; at al . Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue – Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Grupo de trabalho designado pelas Portaria nº 1060/2013 e nº 91/2013 do MEC/SECADI.Brasília:MEC/SECADI,2014.Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code = 56513Acesso em 28/março/2018.

WANDERLEY,Débora C.A. leitura e escrita de sinais de forma processual e lúdica.1ed.Curitiba: Editora Prisma,2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.