Notícia online: a formação de um leitor responsivo

Rafaela Freitas Silva

Resumo


Este trabalho objetiva refletir sobre estratégias de leitura para a formação de um leitor responsivo a partir do gênero notícia online. Assim, analisaremos a construção dos sentidos a partir das relações dialógicas, bem como o efeito de sentido de determinadas escolhas linguísticas. Segundo Alves Filho (2011) a notícia online é um gênero digital da esfera jornalística que tem como principal função informar sobre um acontecimento novo e relevante, e é um dos gêneros aos quais as pessoas têm mais contato diariamente pelo fato de ser difundida em diversos lugares e suportes. De acordo com Bakhtin (2011) nos comunicamos sempre por meio de gêneros, que são tipos de enunciados relativamente estáveis, e toda compreensão de um enunciado, da fala viva, é responsiva e traz em si uma resposta, uma apreciação valorativa a um enunciado, promovendo dessa forma a interação entre os sujeitos, em que estes respondem ativamente a um enunciado, concordando ou discordando, de acordo com seus pontos de vista e conhecimento de mundo. Buscamos também analisar a presença ou a ausência de vozes sociais na notícia, já que dentro de uma notícia encontramos a inserção de vários atores sociais. Utilizamos como corpus de análise uma notícia online sobre os erros na correção das provas do Enem 2019. Para essa discussão trazemos como aporte teórico Bakhtin (2014, 2011), Alves Filho (2011), Menegassi (2009, 2011), Marcuschi (2002, 2005) entre outros. Como resultados parciais destacamos a importância de desenvolver habilidades de leitura que permitam perceber que a forma como as vozes aparecem (ou não) no texto revela estratégias de argumentação e uma forma de ecoar determinada ideologia.

Palavras-chave


Notícia. Leitor. Responsividade.

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