CONSTRUÇÃO SOCIAL DO ETHOS DE PRINCESA: uma análise discursiva de mídias visuais da empresa O Boticário

Ariane Castro Alencar

Resumo


O presente trabalho trata-se de uma análise discursiva de mídias visuais da empresa O Boticário, investigando como se dá o processo de construção social do ethos de princesa, a partir da Análise do Discurso Francesa. Metodologicamente, este estudo é de base bibliográfica e de abordagem qualitativa. A análise será pautada nas noções de ethos discursivo e suas variações, nas categorias de interdiscurso, cena englobante, cena genérica e cenografia. E ainda ligadas ao ethos, abordaremos as noções de fiador, instância subjetiva e adesão, de forma a analisar o texto/discurso publicitário da empresa O Boticário, pautados em Maingueneau (2008, 2010, 2011, 2013, 2014, 2015), para quem o discurso é entendido como uma encenação cujas cenas e efeitos de sentidos impactam e persuadem, discursivamente, o coenunciador (destinatário), que poderá transformar-se em consumidor por força do impacto das imagens que levam o público a aderir a elas e, possivelmente, a querer consumir o produto que propagam. A análise revelou-nos um discurso marcado pelo ethos de sensualidade e uma imagem de enunciador, fiador preocupado em ressaltar a beleza e o empoderamento da mulher, ao mesmo tempo em que, por meio de estratégias discursivas e com diferentes cenografias seguem explorando, portanto, o imaginário feminino.

Palavras-chave


Ethos de princesa; Mídias visuais; Discurso publicitário.

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