O GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE NA ESCOLA: desenvolvendo habilidades para uma compreensão responsiva e ética

Eliane Pereira Santos, Maria Francisca da Silva

Resumo


O objetivo dessa pesquisa é discutir a importância do gênero comentário online como objeto de ensino de práticas sociais de leitura e de escrita. Na contemporaneidade, o espaço jornalístico tem cada vez mais dinamizado as formas de informação e de interação entre os leitores. As fronteiras entre jornalismo e leitor ficaram mais fluídas, abrindo espaço para a publicação de comentários e, consequentemente, maximizando a autoexpressão, o desabafo, a interação.  Diante disso, questionamos: como o gênero comentário online pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades necessárias para uma compreensão responsiva e ética na Educação Básica? Partindo desse questionamento, discutiremos conceitos bakhtinianos, tais como dialogismo, ideologia e compreensão responsiva. O corpus é constituído por sequências de comentários online sobre noticias relativas à morte do neto do Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, divulgadas em diferentes espaços jornalísticos. O aporte teórico é constituído por Bakhtin (2003[1979], 2015 [1934-1936]), Bakhtin/Volochinov (2010[199-1930]), Menegassi (2009), Santos (2018), Rojo (2013), Rojo e Barbosa (2015) Cunha (2013), dentre outros. Como resultados parciais, destacamos a importância do comentário online enquanto objeto de ensino/aprendizagem para reflexão sobre aspectos de civilidade e ética, em sala de aula. Destacamos, ainda, a importância desse gênero para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita para formação de um leitor responsivo, uma vez que seu estilo é fortemente marcado pelo dialogismo, suscitando do leitor o conhecimento compartilhado sobre outros discursos anteriores, que se relacionam com o dito atual. Outro ponto merecedor de destaque, em relação aos dados analisados, é a recorrência de agressões verbais, insultos, motivados na maioria das vezes, por um posicionamento político-partidário.


Palavras-chave


Comentário online. Ensino. Compreensão responsiva.

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Referências


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