O LETRAMENTO MULTIMODAL NA COMPREENSÃO DO INFOGRÁFICO EM AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Resumo: O uso de tecnologias digitais na sociedade contemporânea tem aproximado a escola de um mundo midiático que vem propiciando mais dinâmica em sala de aula e gerando a necessidade de desenvolver letramento multissemiótico para a leitura de gêneros multimodais com diferentes linguagens ou modos de representação, como é o caso do infográfico. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a contribuição do letramento multimodal na compreensão de um infográfico por alunos do ensino médio em aula de língua portuguesa. A pesquisa fundamenta-se teoricamente em Barbosa, Santos e Oliveira (2012), Dionísio (2011), Jewitt e Kress (2008), Vieira (2007) e Walsh (2010) sobre multimodalidade e letramento multimodal; e em Marques (2015), Módolo (2007) e Paiva (2016), a respeito do gênero textual infográfico. Na metodologia desta pesquisa, adota-se uma abordagem qualitativa e usa-se o método da pesquisa-ação para leitura e compreensão do infográfico Quadrinhos no cinema, publicado pela revista Superinteressante (2011). Como instrumento de pesquisa, aplica-se um roteiro de entrevista estruturada com 15 (quinze) alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de ensino, sediada em Teresina, Piauí. Os resultados mostram que o letramento multimodal contribui para a compreensão do gênero infográfico pelos alunos por meio da relação entre cores, desenhos e gráficos; da interação texto e imagem; do arranjo de imagens, textos, gráficos e cores; e da integração de ilustrações, gráficos e textos. Conclui-se que o letramento multimodal é imprescindível na leitura e compreensão do infográfico em aula de língua portuguesa porque este gênero textual é composto pelo texto verbal e visual de forma indissociável e pela integração desses dois modos comunicacionais para produção de sentidos.
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