O SARAU COMO UM HIPERGÊNERO TEXTUAL MULTIMODAL

Marcelo de Castro

Resumo


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) postula a necessidade de os educadores, especialmente da área de Linguagens, promoverem práticas letradas nas quais haja o reconhecimento, a valorização, a fruição e a elaboração de manifestações culturais no campo artístico-literário; de modo que os alunos atuem com protagonismo não só como apreciadores, mas também como curadores e criadores. Tendo isso em vista, um sarau foi planejado e executado por docentes da área de Linguagens junto a discentes do Ensino Fundamental II e Médio de uma escola privada de Belo Horizonte (Minas Gerais). Nesta comunicação, objetiva-se analisar tal produção artístico-cultural como um hipergênero textual a favor dos multiletramentos. Com embasamento teórico no conceito de gêneros textuais (BAKHTIN, 1997; MARCUSCHI, 2008; 2011; ROJO; BARBOSA, 2015), de hipergênero (BONINI, 2011) e de multiletramentos (NEW LONDON GROUP, 2006), o estudo é de abordagem qualitativa (PAIVA, 2019) e tem, como método, a pesquisa-ensino, modalidade em que o pesquisador é também professor no contexto investigado (PENTEADO, 2010). Entre os resultados alcançados, destacam-se: a compreensão do sarau como um hipergênero textual – constituído por gêneros organizadores e por gêneros de funcionamento – que integra uma multiplicidade de linguagens e de culturas; a leitura, a (re)produção e a circulação real de diversos gêneros textuais multimodais, como canções, poesias, esquetes teatrais; a conexão entre os objetos escolares e as práticas sociais linguageiras; o desenvolvimento do senso estético, da criatividade e da criticidade por parte dos educandos, conforme prevê a BNCC; a integração de componentes curriculares de uma área do conhecimento em prol de uma intencionalidade pedagógica que visa ao desenvolvimento dos multiletramentos.

Palavras-chave


Sarau; (Hiper)Gênero textual; Multiletramentos

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