REPRESENTAÇÕES DE LÍNGUA/LINGUAGEM EM GÊNEROS DISCURSIVOS À LUZ DO CÍRCULO DE BAKHTIN

HERMAN WAGNER DE FREITAS REGIS

Resumo


Neste artigo, operamos com os pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2008, 2011; VOLÓCHINOV, 2017) e com a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1961; ABRIC, 1986, 2001; JODELET, 1989) para discutirmos a formação de representações sociais a partir dos efeitos da abordagem de língua/linguagem em gêneros discursivos presentes em livros didáticos de Língua Portuguesa. Defendemos que a identificação do acervo representacional mobilizado pelos livros didáticos pode colaborar para repensarmos a prática formativa dos docentes, sobretudo, quanto aos seus desdobramentos no contexto escolar. Para tanto analisamos os conceitos de língua/linguagem presentes em um livro de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental para identificarmos, à luz da Teoria Dialógica do Discurso, problemas de ordem teórico-metodológica no ensino de Língua Portuguesa. O corpus analisado nos demonstrou que a língua/linguagem ainda é abordada em sequências didáticas cristalizadas (ROJO, 2013). A partir da demonstração do acervo representacional concernente à língua/linguagem, entendemos que é possível repensar e refazer a prática formativa do professor no sentido de garantir um ensino produtivo, ancorado no dialogismo bakhtiniano.


Palavras-chave


Círculo de Bakhtin; Representações sociais; Livro didático.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRIC, J. C. Pratiques sociales et représentations. Paris: Presses Universitaires de France, 1986.

ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, Antonia Silva Paredes; OLIVEIRA, Denize Cristina de. (Org.). Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: AB, 1998.

ABRIC, J. C. O estudo experimental das representações sociais. In: D. Jodelet (Ed.). As representações sociais. Rio de Janeiro: UERJ, p. 155-171, 2001.

AMIGUES, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: Uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, p. 35-53, 2004.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiévski. Tradução do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008 [1963].

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal / Mikhail Mikhailovich Bakhtin; prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov; introdução e tradução do russo Paulo Bezerra - 6ª ed. - São Paulo: editora WMF Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas). Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016. 164 p.

BERTONI, L. M.; GALINKIN, A. L. Teoria e métodos em representações sociais. In: MORORÓ, L. P., COUTO, M. E. S., ASSIS, R. A. M., orgs. Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias [online]. Ilhéus, BA: EDITUS, 2017.

BRAIT, Beth (org.). Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, Beth (org.) Bakhtin: outros conceitos-chaves. São Paulo: Contexto, 2006.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BUNZEN, Clécio. O livro didático de português como um gênero do discurso: implicações teóricas e metodológicas. In: Anais do I Simpósio sobre o livro didático de Língua materna e estrangeira I SILID. Rio de Janeiro: Edições Entrelugar, 2008. p. 1-16.

BUNZEN, C.; ROJO, R. Livro didático de Língua Portuguesa como gênero do discurso: autoria e estilo. In: COSTA VAL, M. G.; MARCUSCHI, B. (orgs.). Livros didáticos de Língua Portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 73-118.

CEARÁ. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará / Secretaria da Educação do Estado do Ceará. - Fortaleza: SEDUC, 2017.

HOLQUIST, M. Dialogism: Bakhtin and his world. London: Routledge, 1994.

JODELET, D. Les Représentations sociales. Paris: PUF, 1989.

LIPIANSKY, M., TABOADA-LEONETTI, I., VASQUEZ, A. Introduction à la problématique de l’identité. In.: C. Camilleri (Ed.). Stratégies identitaires. Paris: PUF, p.7-26, 1990.

MATENCIO, M. L. M.; RIBEIRO, P. B. A dinâmica das e nas representações sociais: o que nos dizem os dados textuais? Estudos Linguísticos, São Paulo, 38 (3): p. 229-238, set.-dez., 2009.

MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

MOSCOVICI, S. La psychanalyse, son image et son public. Paris: PUF, 1961.

Projeto Buriti: português: Livro do aluno, 1º ano / Organizadora Editora Moderna; Obra Coletiva Concedida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Marisa Martins Sanchez. – 1.ed. – São Paulo: Moderna, 2014.

PY, B. Représentations sociales et discours. Questions épistémologiques et méthodologiques. In: Travaux neuchâtelois de linguistique, n. 32, p. 5-20, 2000. Neuchâtel, Université de Neuchâtel (Digitalizado).

PY, B. Pour une approche linguistique des représentations sociales. In: Langages: répresentations métalinguistiques ordinaires et discours, n. 154, Paris, Larousse, 2004.

ROJO, R. H. R. Materias didáticos no ensino de línguas. In.: MOITA LOPES, L. P. DA. (org). Linguística aplicada na modernidade recente. - 1 ed. - São Paulo: Parábola editorial: 2013.

SÊGA, Rafael Augustus. O conceito de representação social nas obras de Denise Jodelet e Serge Moscovici. Anos 90, Porto Alegre, n.13, julho de 2000.

SÉRIOT, Patrick. Vološinov e a filosofia da linguagem / Patrick Sériot; tradução Marcos Bagno. 1. ed. - São Paulo: Parábola, 2015, 128 p.

TRINCONI, Ana. Ápis Língua Portuguesa, 1º ano: ensino fundamental, anos iniciais / Ana Trinconi, Terezinha Bertin, Vera Marchezi. 3.ed. São Paulo: Ática, 2017.

Vem voar Língua Portuguesa: Livro do aluno, 2º ano / Organizadora Editora Scipione; Obra Coletiva Concedida, desenvolvida e produzida pela Editora Scipione; editora responsável Marisa Martins Sanchez. – 1.ed. – São Paulo: Scipione, 2017.

VIANA, Layane Dias Cavalcante; SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. Livro didático como gênero do discurso complexo. Anais do SILEL. Volume 2, Número 2. Uberlândia: EDUFU, 2011.

VOLÓCHINOV, Valentin. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem / Valentin Volóchinov; tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo -- São Paulo: Editora 34, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.