PROVAS DO NOVO ENEM (2015-2019) COMO GÊNERO TEXTUAL: possibilidades para o ensino da Língua Inglesa no Ensino Médio

Lays Christine Santos de Andrade, Renata Cristina da Cunha

Resumo


Este artigo é resultado de um projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI, 2019/2020) sobre os temas e gêneros textuais abordados no Novo Enem, modalidade avaliativa e significativa para a Educação Básica, pois as provas tratam de temas atuais de forma interdisciplinar, incentivando o pensamento crítico dos estudantes na medida em que são estimulados a relacionar os conteúdos estudados na escola com a sua realidade. A Língua Inglesa é um dos componentes do Novo Enem desde 2010, sendo cobrada em cinco questões objetivas. Diante disso, este artigo busca responder a seguinte pergunta: Quais são os gêneros textuais e os temas das questões cobradas nas provas de Língua Inglesa do Novo Enem (2015-2019)? Para responder a esta questão, foi elaborado o seguinte objetivo geral: Identificar os gêneros textuais e os temas das questões cobradas nas provas de Língua Inglesa do Novo Enem (2015-2019). Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa de cunho exploratório, embasado em documentos oficiais como Brasil (2015, 2018, 2019) e em autores como Bakhtin (2006), Marcuschi (2008), Silva Júnior (2014), entre outros. Os resultados revelam que os gêneros textuais, presentes nas provas de Língua Inglesa do Novo Enem, são utilizados como base para enunciados que visam instigar o raciocínio do estudante, fazendo-o analisar diversos temas envolvendo o inglês, nas múltiplas situações propostas nas questões.

Palavras-chave


Novo Enem. Gênero Textual. Língua Inglesa

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