UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO CONTO "TRINTA E DOIS", DE FONTES IBIAPINA, SOB A PERSPECTIVA DA CENA DE ENUNCIAÇÃO
Resumo
A Análise do Discurso Literário vem permitindo uma superação de algumas fronteiras entre a Linguística e a Literatura, possibilitando aos seus pesquisadores irem além de certas dicotomias que tendem a colocar, de um lado, um texto ou uma forma e, de outro, o seu contexto ou fundo. Nesse sentido, partindo das contribuições teóricas de Dominique Maingueneau, um analista do discurso de linha francesa, principalmente no que diz respeito às condições de emergência e ao dispositivo enunciativo do texto literário, este trabalho objetiva analisar discursivamente o conto “Trinta e Dois”, do piauiense Fontes Ibiapina, sob a perspectiva da Cena de Enunciação, proposta pelo autor para uma melhor compreensão do funcionamento dos gêneros do discurso. Para tanto, sendo uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, utilizou-se como embasamento teórico de Maingueneau (2005, 2015, 2018) e Rabelo (2008). Com isso, fazendo parte de uma cena englobante literária e de uma cena genérica de conto, observou-se que este incorpora uma cenografia de relato histórico, em que seu narrador legitima-se a partir dos ethé implicados pela própria cenografia – de objetividade e credibilidade –, assim como aqueles que, associados a ele e ao povo de Sambambaia (PI) – de religiosidade, superstição e sofrimento – legitimam a sua autoridade para falar daquele espaço e acabam por conferir a si e ao povo piauiense uma certa representação social, sendo ela ligada aos projetos do autor, conforme aponta Rabelo (2008), de construção de uma identidade regional piauiense.
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PDFReferências
AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2. ed., 3ᵃ reimpressão. São Paulo: Contexto, 2019.
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RABELO, Elson de Assis. A História entre Tempos e Contratempos: Fontes Ibiapina e a obscura invenção do Piauí. 202 f. 2008. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em História) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
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