MEMORIAIS EM CONFLITO? MEMORIAIS ACADÊMICOS E MEMORIAIS DE CANDIDATURA A REITOR E VICE-REITOR DE UMA IESP: UM ESTUDO SOCIORETÓRICO COMPARATIVO
Resumo
Tomando o modelo sociorretórico apresentado por OLIVEIRA (2005) para memoriais acadêmicos (MA) submetidos a processos seletivos para docência (audiência restrita: limitada a docentes) em Instituição de Ensino Superior Pública (IESP), composto por 5 unidades retóricas com possibilidade de preenchimento de 10 subunidades de informação, o trabalho objetiva, em um primeiro momento, aplicar este modelo (modelo MA) a um corpus composto por seis memoriais submetidos, agora, ao processo seletivo de candidatura/eleição a Reitor e Vice-Reitor (audiência ampla: docentes, discentes e servidores técnico-administrativos ligados à universidade assim como demais interessados/sociedade) querendo saber se tais memorais (memoriais ‘de candidatura’, MdC) refletem mais ou menos a organização retórica dos MA, além de querer aclarar até que ponto as culturas disciplinares (HYLAND, 2000) interferem na organização retórica do gênero. A análise aponta que, apesar de estarem submetidos a situações de escrita ou letramento acadêmico totalmente diferentes, MAs e MdCs fariam parte de uma mesma colônia de gêneros (BHATIA, 2004), embora, registre-se, os MdCs do corpus tenham apresentado uma organização retórica significativamente descentrada.
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