O GÊNERO INFOGRÁFICO EM AULAS DE LEITURA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise de atividades multimodais em contextos de alfabetização

Gerson Sousa Félix Teixeira

Resumo


Os gêneros textuais, segundo os documentos que orientam o currículo escolar no Brasil, BNCC (2018), PCN (1998) e LDB (1996), devem ser trabalhados em toda a Educação Básica. Dentre esses, destaca-se o infográfico que proporciona informações detalhadas de um mesmo objeto, unindo linguagem verbal e não-verbal. Esse gênero desafia o leitor a decifrá-lo, o que para isso precisará unir imagem e código verbal. Dessa forma, crianças que estão em processo de alfabetização conseguem dar sentido a esses textos? Respondem com êxito aos exercícios propostos? Baseado na perspectiva dialógica da linguagem, que configura o texto como lugar de interação dos sujeitos e de construção de sentidos, este trabalho tem por objetivo analisar as atividades de leitura utilizando o gênero infográfico, propostas pelo livro didático, em uma turma de 2º ano do ensino fundamental da cidade de Luís Correia (PI). O livro da coleção Campo Aberto pertence ao Programa Nacional de Livro Didático (PNLD) e foi adotado pela Secretaria de Educação do mesmo município para o triênio 2018-2019-2020. Metodologicamente, pauta-se neste trabalho por uma pesquisa de natureza bibliográfica e de campo, por revisar as complexidades da leitura multimodal e por analisar as atividades respondidas pelos discentes. De perfil quali-quantitativo, este estudo apresenta dados contabilizados em gráficos e analisados sob a ótica da ciência linguística. O referencial teórico pauta-se nos escritos de Bakhtin (2003), Coscarelli (2016), Dionísio (2011), Furst (2010), Leffa (1996), Paiva (2009), Teixeira (2006), dentre outros. Foi percebido que os discentes identificaram com maior autonomia a temática e a estrutura do gênero, mas sentiram dificuldades em apontar os meios de circulação, bem como a função deste nas esferas sociais. Entre as possíveis causas levantadas, o pouco acesso à leituras desse gênero fora do ambiente escolar pode ter ocasionado o conflito.

Palavras-chave


Leitura; Alfabetização; Infográfico.

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