LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDO: UMA ANÁLISE ACERCA DA POESIA MULTIMÍDIA DE PAULO AQUARONE
Resumo
É inegável que atualmente nossa sociedade lida como a ascensão da cibercultura, nesse contexto digital, surge também a ciberliteratura ou literatura digital que é aquela que nasce no meio digital e que se utiliza de recursos como: sons, hiperlinks e imagens que promovem a interatividade do leitor como o texto. Nessa perspectiva, é importante que os professores procurem oportunizar o contato dos alunos com a literatura digital. Pois é necessário que os alunos entendam a leitura desses textos como uma atividade que envolva sempre expressão de sentido e interação. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar o formato, a linguagem e os efeitos de sentido da poesia multimídia de Paulo Aquarone. Assim, o foco da pesquisa é o texto dentro da cibercultura e as novas formas de leitura, interação e compreensão de sentidos que o ambiente digital proporciona. Para a elaboração desse estudo, utilizou-se a seguinte metodologia: revisão bibliográfica acerca da poesia multimídia e da literatura digital e também contribuições da linguística textual. Foram analisadas seis poesias multimídia que encontram-se no site de Paulo Aquarone, posteriormente observou-se as principais características dessas produções multimídia e os efeitos de sentido provocados no ato da leitura. Portanto, os resultados do estudo estão pautados nas análises feitas, nas reflexões acerca da ciberliteratura e na elaboração de uma proposta de trabalho em sala de aula utilizando as poesia multimídia e promovendo uma leitura interativa que busca um maior engajamento dos alunos.
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PDFReferências
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