A DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL TIRAS EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA APROVADO PELO PNLD 2017-2019

Maria do Desterro Vieira de Araújo, Wellington Carvalho de Arêa Leão

Resumo


As tiras constituem-se de um conjunto de gêneros ligados às histórias em quadrinhos, com ampla carga semântica e de leitura agradável, que fazem delas um excelente instrumento didático, as quais estão presentes em grande quantidade no livro didático de Língua Portuguesa. Em virtude disso, este trabalho pretende analisar a forma como a multimodalidade, presente nesse conjunto de gêneros, é trabalhada pelos questionários do livro didático do 8º ano da coleção “Português: linguagens”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, aprovado pelo PNLD 2017-2019. A pesquisa é de caráter quantitativo e exploratório, tendo com respaldo a bibliografia de Ramos (2009), Mendonça (2010), e Vergueiro (2018a), (2018b), dentre outros, bem como em orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular. O corpus de análise é constituído por questionários referentes ao gênero, para isso foram selecionadas três tiras da série analisada, cujas semioses são passíveis de um estudo significativo e que atribui sentidos nos alunos, com vistas na verificação da existência de uma associação entre as múltiplas semioses e os conhecimentos de mundo deles, de modo que seja promovido o seu desenvolvimento como sujeitos leitores e críticos, ou se a apreciação desse gênero se dá apenas com o intuito de fazer análises de cunho normativo. Como resultados, verificou-se que, nas tiras analisadas há recorrência na promoção do estudo da multimodalidade, mesmo que de forma velada, por meio de exercícios disponibilizados, porém a criticidade do aluno ainda não tem sido vislumbrada de forma específica, tendo em vista que o caráter gramatical ainda se sobressai, em detrimento à construção de sentido e formação reflexiva desse aluno.


Palavras-chave


Tiras; Didatização; Livro didático.

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