GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS: DESENVOLVENDO CAPACIDADES LEITORAS POR MEIO DO LETRAMENTO VISUAL

Francisca das Chagas Bezerra, Wellington Carvalho de Arêa Leão

Resumo


Este artigo objetiva identificar as contribuições dos gêneros textuais multimodais para o desenvolvimento das capacidades leitoras por meio do letramento visual. Partiu-se da reflexão teórica sobre a compreensão de gêneros textuais, multimodalidade e letramento. Além disso, foi analisada a presença da multimodalidade no livro didático de Língua Portuguesa do 1º ano do ensino médio, intitulado “Esferas das linguagens”, com o propósito de reunir conceitos que auxiliem na compreensão pedagógica do letramento visual no processo de formação proficiente do leitor crítico, em que foram selecionados dois recortes do gênero textual anúncio publicitário, por serem multimodais e estarem bem presentes no livro didático analisado, compondo, assim, o corpus da pesquisa. Para realização do estudo, optou-se pela pesquisa bibliográfica e buscou-se embasamento em Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Dionísio (2007), (2011), (2014) Vieira e Silvestre (2015), dentre outros autores que contribuíram com a temática abordada. O estudo mostra que a multimodalidade ganhou maior representatividade com as crescentes inovações tecnológicas, influenciando novas formas de significar o ato de ler e escrever. Porém, no contexto educacional, os gêneros textuais multimodais não têm recebido um trabalho profícuo no livro didático analisado, prejudicando a formação leitora do estudante, já que é necessário um trabalho mais efetivo em atividades de letramento que sejam capazes de nortear as práticas discentes, para que eles as utilizem em suas vivências comunicativas, em sociedade e na leitura do mundo.  

 


Palavras-chave


Multimodalidade; Capacidades leitoras; Letramento visual

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 278-327.

BARBOSA, Jackeline P. Análise e reflexão sobre a língua e as linguagens: ferramentas para os letramentos. In: RANGEL, E. de O.; ROJO, R. H. Rodrigues. Língua Portuguesa: ensino fundamental (Coleção Explorando o Ensino). Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2010, v. 19, cap. 7, p. 155-182.

BARBOSA, Vânia S.; ARAÚJO, Antônia D. Multimodalidade e letramento visual: um estudo piloto de atividades de leitura disponíveis em sítio eletrônico. Revista da Anpoll, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 17-36, jul./dez. 2014. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/824. Acesso em: 25 jul. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

CAFIERO, Delaine. Letramento e leitura: formando leitores críticos. In: RANGEL, E. de O.; ROJO, R. H. R. Língua Portuguesa: ensino fundamental (Coleção Explorando o Ensino). Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2010, v. 19, cap. 4, p. 85-106.

CAMPOS, Maria I. B.; ASSUMPÇÃO, Nívea. Esferas da linguagem (Coleção Esferas das Linguagens - 1º ano). São Paulo: FTD, 2016.

CARVALHO, Sâmia A.; ARAGÃO, Cleudene de O. Os caminhos do letramento visual: uma análise de material didático virtual. Estudos Anglo-Americanos, n. 44, p. 9-34, 2015. Disponível em: http://nexos.ufsc.br/index.php/reaa/article/view/1274. Acesso em: 10 jun. 2020.

DIONÍSIO, Ângela P. Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita. In: MARCUSCHI, Luiz A; DIONÍSIO, Angela P. (org.). Fala e escrita. 1. ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 208 p.

DIONÍSIO, Ângela P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, Acir M.; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim S. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 137-152.

DIONÍSIO, Ângela P. Multimodalidades e leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos, convenções visuais. Recife: Pipas Comunicação, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KOCH, Ingedore G. V. Desvendando os segredos do texto. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MARCUSCHI, Luiz. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCONI, Marina de A; LAKATOS, Eva M. Metodologia científica. 5. ed. 3. reimp. São Paulo: Atlas, 2009.

NOGUEIRA, Márcia C. B. Ouvindo a voz do (pré)adolescente brasileiro da geração digital sobre o livro didático de inglês desenvolvido no Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=10439@1. Acesso em: 19 ago. 2020.

PAES DE BARROS, Cláudia Graziano; COSTA, Elizangela Patrícia Moreira da. Os gêneros multimodais em livros didáticos: formação para o letramento visual? Bakhtiniana, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 38-56, jul./dez. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-45732012000200004&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 jul. 2020.

ROJO, Roxane. Letramentos e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE/CENP, 2004.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SILVINO, Flávia F. Letramento visual. In: SEMINÁRIOS TEÓRICOS INTERDISCIPLINARES DO SEMIOTEC, 1., 2011, Minas Gerais. Anais [...] Minas Gerais: UFMG, v. 1, n. 1, p. 1-6, nov. 2012. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/stis/article/view/2116/2714. Acesso em: 25 jul. 2020.

TORREÃO, Alice D'Albuquerque. Texto multimodal nas atividades de leitura do livro didático. 2014, 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7607. Acesso em: 15 jul. 2020.

VIEIRA, Josenia; SILVESTRE, Carminda. Introdução à multimodalidade: contribuições da gramática sistêmico-funcional, análise de discurso crítica, semiótica social. Brasília: J. Antunes Vieira, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.