O ESTUDO DOS GÊNEROS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Letícia Rodrigues da Silva, Maria José Nelo

Resumo


Desde o surgimento da Linguística Textual, diversas têm sido as contribuições para a compreensão dos fenômenos linguísticos. Teóricos como Van Dijk, Bakhtin, Marcuschi, Kleiman, Koch e Elias, D’Isolla entre outros têm refletido de diferentes maneiras sobre o conceito de texto, fato que constitui contribuições para entender o texto não como um produto acabado, mas como um processo de planejamento, verbalização e construção de estratégias para incentivar a leitura e a escrita em sala de aula. Assim sendo, delimita-se esta proposta a tratar do texto e da retextualização como dois aportes basilares que se entrecruzam na construção teórico-metodológica na prática de ensino e aprendizagem de leitura e escrita, tendo em vista que um mesmo conteúdo de leitura e escrita pode ser tratado por diferentes gêneros textuais e por diferentes aspectos gramático-lexicais. Nesse sentido, os resultados obtidos no curso de Extensão  Metodologia do Ensino de Línguas, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a partir de uma crônica “Classificados através da história”, de Luís Fernando Veríssimo, são parciais e indicam que: a) o texto-base de leitura promove incentivo para a escrita de outro gênero textual; b) a retextualização possibilita a autonomia autoral do criador de um novo texto; e c) a compreensão e o entendimento da intersecção retextualização no ensino-aprendizagem. Pode-se entender que é necessário utilizar estratégias para o ensino de leitura e de escrita autoral em diferentes condições de produção comunicativas do uso.

Palavras-chave


Retextualização; Gêneros textuais; Estudos linguísticos

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Referências


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