O DISCURSO CONSTRUÍDO PELOS LIVROS DIDÁTICOS SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. Tradução de Antonio Pinto de Carvalho. São Paulo: Difel, 1995.
BATISTA, A. A. G.; ROJO, R. ZÚÑIGA, N. C. Produzindo livros didáticos em tempos de mudança (1999 – 2002). In: MARCUSCHI, L. A. CAVALCANTE, M. (Org.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2008. p. 47-72.
BATISTA, A. A. G.; ROJO, R. Livros escolares no Brasil: a produção científica. In: MARCUSCHI, L. A. CAVALCANTE, M. (Org.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2008. p. 13-46.
Brasil. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF; 1998.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, N.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 93-128.
GRILLO, S. V. C.; CARDOSO, F. M. As condições de produção/reprodução dos gêneros discursivos em atividades de leitura de livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental. In: ROJO, R.; BATISTA, A. (Org.). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas – São Paulo: mercado das letras, 2014. p. 101-124.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábora Editorial, 2008.
MARCUSCHI, L. A. CAVALCANTE, M. Atividades de escrita em livros didáticos de língua portuguesa: perspectivas convergentes e divergentes. In: MARCUSCHI, L. A. CAVALCANTE, M. (Org.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2008. p. 237-260.
ROJO, R. O perfil do livro didático de língua portuguesa para o ensino fundamental (5º a 8º séries. In: ROJO, R.; BATISTA, A. (Org.). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas – São Paulo: mercado das letras, 2014. p. 69-100.
SILVA, C. R. Formas de uso dos novos livros de alfabetização: por que os professores preferem os métodos tradicionais? In: MARCUSCHI, L. A. CAVALCANTE, M. (Org.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2008. p. 185-204.
Apontamentos
- Não há apontamentos.