ORALIDADE EM FOCO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS SEMINÁRIO ESCOLAR, LETRA DE MÚSICA E MÚSICA NAS AULAS DE PORTUGUÊS

Vânia Maria Oliveira de Araújo

Resumo


Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de Língua Portuguesa denominada Projeto Transdisciplinar Tom Brasil Escolar: uma experiência de oralidade, leitura e escrita nas aulas de português. Esta proposta foi desenvolvida em forma de projeto com turmas dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Surgiu a partir da necessidade de motivar alunos que apresentavam baixo comprometimento e grande superficialidade em suas relações com o ensino aprendizagem, pouca concentração e mínimo desempenho nas atividades escolares. Objetiva despertar os alunos para a (re) descoberta do prazer da leitura e da escrita, além de inseri-los em práticas de oralidade nas aulas de português a partir do trabalho com os gêneros textuais seminário escolar, letra de música e música. No projeto desenvolvido os alunos analisaram letras de músicas, produziram o gênero seminário e fizeram uma apresentação artístico-musical. O trabalho apresentou resultados satisfatórios, pois com a grande aceitação e participação dos alunos no projeto e as avaliações das atividades desenvolvidas durante todo o processo, pode-se constatar maior envolvimento dos alunos no processo de ensino aprendizagem, aguçado senso crítico, relativo domínio da argumentatividade, muita criatividade, sensibilidade e talento artístico-musical. Esse estudo está pautado na concepção sociointeracionista da linguagem de Bakhtin (2016), nas discussões sobre oralidade dos Parâmetros Nacionais Curriculares (PCN, 1998) e nos estudos sobre música em sala de aula de Ferreira (2001).


Palavras-chave


Ensino. Português. Oralidade. Seminário. Música.

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