SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS

Márcia Antônia Dias Catunda, Mayumi Passos Lopes

Resumo


Neste artigo buscamos abordar os conceitos de gênero textual, sua importância e como trabalhar as sequências didáticas no ensino de gênero textual.  Trabalhamos com os conceitos abordados por Marcuschi (2002), Bakhtin (2000) e Schneuwly & Dolz (2004). O artigo é dividido nos seguintes tópicos: o conceito de gênero textual, a utilização de sequências didáticas no ensino de gêneros textuais e uma proposta de ensino utilizando o gênero reportagem.  Apresentamos no trabalho uma proposta de metodologia de ensino no formato de aula expositiva dialógica, dividido em três momentos. Essa proposta seria para alunos do nono ano e consiste em iniciar uma conversa informal com os alunos para extrair os conhecimentos prévios da sala acerca do que é uma reportagem. O processo avaliativo ocorrerá de forma gradativa, será realizado durante todo o desenvolvimento e execução das atividades, considerando-se os avanços, envolvimento e dedicação de cada equipe. Sendo que posteriormente será feito um feedback para cada grupo sobre as informações repassadas acerca do gênero reportagem, ressaltando-se se, de fato, foram coerentes ou não com que o gênero textual se propõe. No final do trabalho mostramos e defendemos porque o gênero jornalístico é um dos melhores para trabalhar em sala de aula, pois é bastante abrangente, desenvolve o senso crítico no aluno, além de fazer parte do cotidiano, o que pode gerar mais interesse e curiosidade.


Palavras-chave


Gênero Textual, Sequência Didática, Ensino.

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