MULTIMODALIDADE E TECNOLOGIA: A MATRIZ VERBAL DA LINGUAGEM EM BLOGS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

Geovan Pedro Silva de Macedo, Naziozênio Antonio Lacerda

Resumo


O avanço da tecnologia nas últimas décadas possibilitou o surgimento de novos gêneros discursivos textuais, tais como o blog.  Em se considerando que o blog é uma tecnologia para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa, a presente pesquisa ganha relevância acadêmica pela necessidade de se investigar como a linguagem verbal é usada juntamente com as linguagens visual e sonora em blogs educacionais. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar o uso da matriz verbal da linguagem em ambiente multimodal de blogs para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa. A pesquisa fundamenta-se teoricamente na conceituação do gênero blog (KOMESU, 2004); nas considerações sobre a multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEEN, 1996; KRESS, 2010; VIEIRA, 2015); e nos estudos acerca das matrizes da linguagem e do pensamento (SANTAELLA, 2005). A metodologia segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, adotando procedimentos de seleção de blogs educacionais, levantamento dos conteúdos e análise da matriz verbal da linguagem. O corpus da pesquisa compõe-se de 05 (cinco) blogs educacionais que publicam conteúdos sobre língua portuguesa, selecionados na internet, com base nos seguintes critérios:  qualidade dos textos; diversidade de conteúdos sobre a língua portuguesa; enfoque em conteúdo para o ensino médio; acesso livre e gratuito; e sem a presença de anúncios comerciais em excesso. Os resultados da pesquisa mostram que a matriz verbal da linguagem está presente nos posts dos 05 (cinco) blogs analisados, de forma conjunta e complementar com as matrizes sonora e sonora e visual, com predominância do aspecto descritivo, enriquecendo os textos e contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa.


Palavras-chave


Multimodalidade e tecnologia. Matriz verbal da linguagem. Blog para o ensino de língua portuguesa.

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