A AQUISIÇÃO DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA POR ESTUDANTES OUVINTES DE LETRAS-LIBRAS A PARTIR DO CONTATO COM ALUNOS SURDOS
Resumo
O presente artigo se propõe a refletir sobre o processo de interação entre surdos e ouvintes no âmbito acadêmico, por meio da Libras. O cenário da pesquisa é o curso de Letras Libras, da UFPI, na cidade de Teresina, que é um curso novo e ainda está desenvolvendo suas primeiras atividades. Pretendemos explicar algumas das diversas formas existentes acerca da maneira de aquisição através do processo de interação social para o aprendizado de L2. Para o desenvolvimento deste trabalho, usamos como suporte teórico os estudos de: Quadros (1997), Gesser (2009), Richter (2000), Kail (2013), dentre outros. A pesquisa foi desenvolvida no período de abril a junho de 2017, na Universidade Federal do Piauí, como trabalho final da disciplina de Linguística Aplicada I. Foram utilizados como instrumentos para coleta de dados, entrevistas e questionários direcionados aos sujeitos participantes da pesquisa. Esse trabalho se constituiu no contexto acadêmico, uma vez que com o lançamento do curso de Letras Libras na Universidade Federal do Piauí, o número de alunos surdos matriculados na instituição é crescente a cada ano. Com base nas análises, observamos que são várias as estratégias utilizadas pelos ouvintes para a aprendizado da Libras. E uma das estratégias mais utilizadas inicialmente por eles é a datilologia e a escrita do conteúdo em papel, além de ocorrer o aprendizado da Libras através da observação simultânea da sinalização dos intérpretes e as palavras ditas pelo professor, associando palavra/sinal. Bem como diálogos nos intervalos com colegas surdos e desenvolvimento de atividades em sala de aula com surdos e ouvintes.
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