GÊNERO NOTÍCIA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Jessyca Oliveira da Silva

Resumo


Este trabalho tem o intuito de apresentar resultados de experiências vivenciadas na disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa III, que propõe a regência de uma turma do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) a partir de um projeto didático, um dos modos possíveis para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa por meio de gêneros textuais. Após a observação do grupo-classe, constatou-se a necessidade de conscientizar os alunos sobre a existência de um mundo fora da escola, além de discutir acerca dos valores sociais das profissões e as desigualdades das relações de trabalho, visando um posicionamento crítico dos alunos. Desse modo, elaborou-se um projeto didático abordando tal temática e, buscando efetivar as discussões, escolheu-se o gênero notícia. Para embasar teoricamente esta proposição, foram utilizados Dionisio e Vasconcelos (2013), as quais afirmam que nossas interações no mundo se moldam em gêneros textuais, Bunzen (2006), que explica a necessidade de tomar os gêneros como objetos de ensino, e Benassi (2009), que assegura a importância da presença do gênero notícia na escola. Também foram utilizados Suassuna, Melo e Coelho (2006) e Suassuna (2011), que defendem a ressignificação da prática da linguagem no contexto escolar, inserindo-a no âmbito da pragmática, e o trabalho com projetos que possibilita a reflexão sobre a linguagem e suas práticas (leitura, escrita, oralidade e análise linguística).

Palavras-chave


Ensino de língua, Gênero textual, Projeto didático.

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