O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A ABORDAGEM DA CONCORDÂNCIA VERBAL NO PORTAL SÓ PORTUGUÊS
Resumo
O Portal Só Português consiste em um instrumento facilitador para o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, pois agrega som, imagem e escrita, isto é, consiste em um sistema semiótico, fruto da tecnologia da informação e da comunicação (TIC) e considerado como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou plataforma, visto que permite a interação e a interatividade, sem restrições de tempo e espaço. Levando em conta as discussões acerca do ensino da Língua Portuguesa, mais especificamente de gramática, nos últimos anos, objetivamos com essa pesquisa analisar a abordagem da concordância verbal no Portal Só Português. Teoricamente temos por base os estudos de Araújo JR. (2008), Kensky (2007), Maraschin (2005), Pinto (2005), Silveira (2014), entre outros autores. Nossa pesquisa é de cunho bibliográfico, inicialmente delimitamos a concordância verbal como aspecto gramatical que seria analisado no Portal Só Português, e, em seguida, fizemos um levantamento do conteúdo e dos exercícios propostos acerca da concordância verbal pelo ambiente virtual de aprendizagem; a análise foi realizada com base nos dados do levantamento em comparação com a proposta pedagógica da plataforma e as discussões a respeito do ensino e aprendizagem de gramática considerando a língua em uso. Os resultados evidenciam que embora o Portal Só Português seja um ambiente virtual de aprendizagem que apresenta condições para interação, cooperação entre os sujeitos, comunicação e informação, bem como a possibilidade para novas formas de aprendizagem da Língua Portuguesa, a abordagem da concordância verbal feita pela plataforma se mostra mais preocupada em apresentar definições de usos e exceções, apontando regras e priorizando a taxonomia, isto é, consiste em uma abordagem metalinguística.
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