LETRAMENTO LITERÁRIO: UM DELINEAR DE PRÁTICAS NO ESPAÇO DA SALA DE AULA

Hilda Mendes da Silva Freitas

Resumo


Este estudo teve por tema as práticas de leitura do texto literário, com ênfase naquelas que favorecem o desenvolvimento da subjetividade dos alunos e contribuem para o letramento literário. Os objetivos foram investigar a compreensão do texto literário por alunos do 6º ano do ensino fundamental, mais especificamente, elaborar uma proposta de prática de leitura que favoreça o desenvolvimento da subjetividade e o letramento literário. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, tendo como procedimento o estudo de campo. A coleta de dados ocorreu a partir  da realização de uma sondagem acerca do contato dos alunos com o objeto livro fora do ambiente escolar; da  observação das atividades de leitura literária e textos propostas pelo livro didático de língua portuguesa adotado em uma escola pública de Teresina-Pi e aplicação de uma atividade  diagnóstica, que possibilitou a observação do desempenho dos alunos ao realizarem as atividades de compreensão, construção e de linguagem do texto literário, investigando se o que propõe o livro, atende às necessidades de leitura dos alunos do referido ano, com vistas à compreensão, ao desenvolvimento da subjetividade e ao letramento literário. A partir dos dados coletados  elaborou-se  uma proposta de leitura  direcionada aos alunos do nível de escolarização em foco. O estudo  fundamentou-se em Candido (2004), Cosson (2010; 2014), Graça Paulino (2010), Soares (1998 ), Girotto e Souza (2010), Bortoni-Ricardo (2013), dentre outros. Os resultados evidenciam  que apesar da presença do texto literário no livro didático de língua portuguesa, essa  precisa ser ampliada com outros textos, com sugestões de atividades e, principalmente, inserindo a leitura do livro de literatura no cotidiano das aulas, com vistas ao letramento literário.


Palavras-chave


Práticas de leitura. Livro didático de língua portuguesa. Letramento literário.

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