LETRAMENTO LITERÁRIO: UM DELINEAR DE PRÁTICAS NO ESPAÇO DA SALA DE AULA
Resumo
Este estudo teve por tema as práticas de leitura do texto literário, com ênfase naquelas que favorecem o desenvolvimento da subjetividade dos alunos e contribuem para o letramento literário. Os objetivos foram investigar a compreensão do texto literário por alunos do 6º ano do ensino fundamental, mais especificamente, elaborar uma proposta de prática de leitura que favoreça o desenvolvimento da subjetividade e o letramento literário. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, tendo como procedimento o estudo de campo. A coleta de dados ocorreu a partir da realização de uma sondagem acerca do contato dos alunos com o objeto livro fora do ambiente escolar; da observação das atividades de leitura literária e textos propostas pelo livro didático de língua portuguesa adotado em uma escola pública de Teresina-Pi e aplicação de uma atividade diagnóstica, que possibilitou a observação do desempenho dos alunos ao realizarem as atividades de compreensão, construção e de linguagem do texto literário, investigando se o que propõe o livro, atende às necessidades de leitura dos alunos do referido ano, com vistas à compreensão, ao desenvolvimento da subjetividade e ao letramento literário. A partir dos dados coletados elaborou-se uma proposta de leitura direcionada aos alunos do nível de escolarização em foco. O estudo fundamentou-se em Candido (2004), Cosson (2010; 2014), Graça Paulino (2010), Soares (1998 ), Girotto e Souza (2010), Bortoni-Ricardo (2013), dentre outros. Os resultados evidenciam que apesar da presença do texto literário no livro didático de língua portuguesa, essa precisa ser ampliada com outros textos, com sugestões de atividades e, principalmente, inserindo a leitura do livro de literatura no cotidiano das aulas, com vistas ao letramento literário.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.