O DISCURSO DE ANITTA: PRODUÇÃO DE AUTOESTIMA E SENSUALIDADE

Dionyella Francisca de Sousa Silva

Resumo


Este trabalho surgiu com o interesse de analisar as músicas da cantora Larissa Macedo Machado, conhecida pelo nome artístico Anitta, explorando o gênero música por ser um gênero de grande difusão de ideologias provocadas pelos intérpretes. A música por aliar texto e musicalidade é considerada um gênero híbrido. Cada música provoca sentidos diferentes de acordo com sua letra e melodia, instigados pela riqueza desse gênero, o presente trabalho tem como corpus três músicas da MC Anitta, Na batida e Blá blá blá do disco Meu Lugar (2014) e Bang do disco Bang (2015), compostas por Anitta em parceria com os compositores Umberto Tavares e Jeferson Júnior. Este artigo enfatiza a corporeificação das letras no cotidiano do público, principalmente do público feminino. Para fundamentar o nosso trabalho obtivemos como base teórico-metodológica os autores Bakhtin (1992 e 2006), Eni Puccinelli Orlandi (2006), Koch (2006) entre outros, fazendo assim uma análise do discurso e do dialogismo presente nas músicas da Anitta e observando o processo de interação cantor/ouvinte. Com a análise do corpus verificamos que as músicas de funk da cantora Anitta colaboram para o crescimento da autoestima feminina além de explorar o desenvolvimento da sensualidade cada vez mais presente em vários estilos musicais principalmente no funk. 


Palavras-chave


Funk. Discurso. Cantor/ouvinte.

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