DIDATIZAÇÃO DO “E-MAIL” EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA APROVADO PELO PNLD-2012/2013/2014
Resumo
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) orientam que o ensino de língua materna deve focar os diversos gêneros discursivos, concebendo a linguagem como uma forma de interação social. Busca-se verificar em um livro didático de língua portuguesa (ensino médio) o gênero E-mail, bem como verificar as concepções teóricas de gêneros discursivos subjacentes ao material didático. A pesquisa apoia-se, teoricamente, nas concepções de Mikhail Bakhtin (2011) sobre gêneros e ainda nos estudos de Marcuschi (2008) e outros autores sobre os gêneros discursivos do ambiente digital. Os dados foram coletados a partir de itens de identificação de elementos (composição, tema e estilo) relativos ao E-mail na obra didática Português: linguagens, a partir de um formulário desenvolvido pela autoria desta pesquisa. Observou-se que o livro analisado destina uma unidade ao gênero em estudo, mostrando-se também em conformidade com as metodologias e acepções teóricas que se esperam para o trabalho com essa modalidade de texto, embora algumas ações didáticas ainda estejam ligadas apenas ao contexto escrito. O material didático analisado apresenta subsídios teóricos ancorados nas postulações bakhtinianas e nos estudos de Marcuschi (2008) sobre o ensino de gêneros discursivos.
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