O GÊNERO TEXTUAL LENDA: FANTASIANDO A IMAGINAÇÃO DE ALUNOS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Naziozênio Antonio Lacerda

Resumo


 Vários gêneros textuais podem ser trabalhados nas séries iniciais em atividades de alfabetização e letramento para superar dificuldades de leitura e escrita. As lendas fazem parte do nosso folclore e são narrativas orais ou escritas, nas quais, geralmente, o personagem central é assustador, perigoso, guerreiro, santo ou um ser sobrenatural, que encanta ou amedronta a todos. São histórias populares de autores desconhecidos, contadas ao longo do tempo e passam de geração em geração. Por isso, constituem um gênero propício às atividades de alfabetização e letramento de crianças porque fazem parte do imaginário do universo infantil. O objetivo desta pesquisa é trabalhar o gênero textual lenda na formação de professores do curso de Pedagogia, no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR/UFPI), para que possam realizar atividades de intervenção pedagógica para superar dificuldades de alfabetização e letramento diagnosticadas em alunos das séries iniciais. A pesquisa se fundamenta na perspectiva teórica do sociointeracionismo, com base em autores como Almeida (2008), Cavalcanti (2007), Schneuwly e Dolz (2004) e Oliveira (2014).  Para realização das atividades de intervenção, 20 (vinte) professores participantes desenvolveram uma sequência didática com as seguintes etapas: leitura da lenda selecionada; compreensão da lenda; interpretação da lenda; produção escrita da lenda; dramatização da lenda pelos alunos; e avaliação dos alunos pelos professores, em escolas da rede pública dos estados do Piauí e Maranhão, na região meio-norte do Brasil, no primeiro semestre de 2012. Os resultados constatados pelos professores mostram que o gênero textual lenda contribuiu para desenvolver habilidades de interpretar (50%), falar (30%), ler (15%) e ouvir (5%). As atividades desenvolvidas com o gênero textual lenda com estudantes das séries iniciais ainda possibilitaram desenvolver a imaginação dos alunos, resgatar as lendas das comunidades, diferenciar a fantasia da realidade e perceber o caráter fantasioso das histórias que são contadas. 


Palavras-chave


Gênero textual. Lenda. Alfabetização e letramento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.