O GÊNERO CHARGE PROMOVENDO O CONHECIMENTO DE MUNDO

Maria de Jesus Santiago da Matta, Maria Betânea Luz Moura de Melo

Resumo


 O presente artigo tem como tema Leitura e Compreensão de Gênero Multimodal e tem como objetivo avaliar o nível de leitura dos alunos do 9º ano do ensino fundamental a partir do gênero multimodal charge. O objeto de investigação é o gênero multimodal charge. Para tanto, buscou-se analisar o resultado de uma atividade de leitura e compreensão de charge aplicada em duas turmas de escolas públicas da rede municipal de Teresina. Este texto mostra ainda todos os dados relevantes observados durante a aplicação da atividade nas duas turmas, bem como análises dos textos dos alunos e listagem de dificuldades encontradas no percurso. Apresentam-se também propostas de intervenção para resolução dessas dificuldades. O referencial teórico está fundamentado em Bakhtin (2003), Dionísio (2005), Marcuschi (2008), Costa, Foltran (2013), Santos, Riche, Teixeira (2012), entre outros. A metodologia adotada é de cunho qualitativo-descritivo, aliando-se à pesquisa bibliográfica. Finalmente, como consequência deste trabalho, almeja-se desenvolver no aluno a percepção da importância dos fatos político-sociais em suas vidas, porque não é possível isolar-se da realidade que nos cerca. Ademais, que aprendam a refletir sobre essa realidade e se sintam estimulados a observar as questões político-sociais de nosso país como algo que faz parte de suas vidas.


Palavras-chave


Gênero multimodal. Charge. Conhecimento de mundo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.