A NARRATIVA DE ENIGMA E SUA INTERFACE COM O LETRAMENTO LITERÁRIO

Isabel Maria Soares da Costa Carvalho, Maria Meyre Gomes Nunes

Resumo


 A sobrevivência da leitura, especificamente a literária, em uma sociedade cada vez mais tecnologizada, torna imperativo a escolarização da literatura para a/e além da escola. Convergem para essa perspectiva as narrativas de enigmas que insurgem como fortes aliadas nessa empreitada, dado o seu caráter instigante, enigmático e dinâmico. Tais premissas justificam a temática do presente trabalho, “A Narrativa de Enigma e sua Interface com o Letramento Literário”. O mesmo está distribuído em quatro tópicos. Inicialmente, aborda-se a ideia de letramento literário: seus conceitos e sua relevância para a formação do leitor. Em seguida, situa-se a narrativa de enigma enquanto gênero literário, os elementos prototípicos e sua afinidade com o leitor de todas as faixas etárias. No terceiro momento, faz-se uma breve análise de um conto de enigma de um dos maiores escritores da literatura universal policial, Artur Conan Doyle: “A faixa manchada”, protagonizado pelo detetive mais famoso da literatura policial Sherlock Holmes e seu parceiro de investigação, não menos conhecido, Watson. Os fragmentos transcritos na análise podem ser comprovados em DOYLE, Arthur Conan. O roubo da coroa de Berilos e outras aventuras. São Paulo: Melhoramentos, 2006, p.25 a 46. Culminando, relata-se uma prática docente com o referido gênero, cujo objetivo foi desenvolver no aluno a competência leitora e a aquisição da habilidade do letramento, através do gênero enigma, enfocando a leitura como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. O projeto realizou-se em uma turma 7º ano da a escola Municipal “Walter Alencar”, em Teresina-PI. As atividades foram desenvolvidas em forma de oficinas de estudo e produção de enigmas. Após as mesmas, os alunos/autores dos textos selecionados participaram de uma manhã de autógrafos na Feira de Leitura da referida escola. Os pressupostos teóricos que embasaram estudo/ação foram Reimão (1986), Cândido(2004), Dolz & Schneuwly (2006), Cosson (2006), Kleiman (2009), Coutinho (2012), dentre outros.


Palavras-chave


Narrativa de Enigma. Letramento Literário. Leitura.

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