COMO OS ESTRANGEIROS VEEM O BRASIL: A CONSTRUÇÃO DOS IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS NO FILME RIO

Francisca Vanessa Moraes

Resumo


 O presente artigo analisa as representações sociais acerca do brasileiro numa produção cinematográfica feita fora do Brasil. Nosso objetivo foi desvelar a construção dos imaginários sociodiscursivos sobre a sociedade e a cultura brasileira, revelando estratégias enunciativas e formações ideológicas presentes no filme Rio (2011). Nossa base teórica está centrada na Semiolinguística de Charaudeau (1983), com foco principal na noção de imaginários sociodiscursivos. Esta pesquisa possui uma natureza qualitativa e interpretativa, sendo o corpus da mesma constituído pelo filme Rio, uma produção norte-americana em 3D animada por computador e classificada como pertencente aos gêneros musical e comédia, produzida pela 20th  Century Fox e pela Blue Sky Studios e dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha. O título do filme refere-se ao município do Rio de Janeiro, localizado no Brasil, onde o filme é ambientado. Os resultados mostram que os estrangeiros veem o Brasil como uma terra exótica, cheia de florestas e rios, com uma natureza exuberante e problemas sociais alarmantes como o tráfico de animais silvestres, a ausência de políticas ambientais de proteção à fauna e à flora, o trabalho infantil e a favelização constante. O povo brasileiro é visto como alegre e acolhedor. Todos dançam samba com desenvoltura e grande frequência. O filme constrói um dispositivo argumentativo baseado, principalmente, nos procedimentos de definição, comparação, citação, acumulação e questionamento.


Palavras-chave


Discurso. Imaginários. Filme Rio.

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