A ANÁLISE DA FORMA/ESTRUTURA NO GÊNERO FÓRUM DE EAD

Djane Oliveira de Brito

Resumo


 A Educação a Distância já se consolidou como uma modalidade de ensino no Brasil. Muitas são as tecnologias e estratégias que a envolvem e a auxiliam, o que nos instiga a estudar uma de suas aplicações: o fórum. O gênero fórum de EaD será aqui analisado segundo a forma/estrutura, sob a perspectiva bakhtiniana a respeito de gêneros do discurso. O corpus de análise compreende 04 (quatro) atividades aplicadas a uma turma do Curso de Letras Português na Modalidade a Distância da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na disciplina Leitura e Produção de Textos I. Nossa conjetura leva em conta que o estudo da forma/estrutura, apesar de não ser determinante, é relevante para o reconhecimento e a compreensão da função dos enunciados no discurso. Assim, identificamos no gênero fórum de EaD, disponível na Plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Enviroment), os indícios que permitem reconhecê-lo; também verificamos que a forma/estrutura como vem disposto auxilia os discentes na compreensão das atividades propostas nos fóruns de EaD, dada a elevada participação dos discentes nos fóruns. Para subsidiar nosso estudo, buscaremos embasamento em Bakhtin (2006 [1979]), Bazerman (2011), Askehave e Swales (2009), Kratochwill (2009), Fernandes (2010a, 2010b), Marcuschi (2005, 2008), Nova e Alves (2003), dentre outros.


Palavras-chave


Gênero. Forma/estrutura. Fórum.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.