O ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS DA ESFERA DO ARGUMENTAR: PROPOSTAS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente trabalho visa apresentar resultados parciais da pesquisa PIBIC/CNPq/UESPI 2014/2015 intitulada: “Gêneros Textuais: estratégias teórico-metodológicas para o ensino na educação básica”. Temos como objetivo analisar os livros didáticos de Língua Portuguesa: “Linguagem e Interação,” de Carlos Emílio Faraco, Francisco Marto de Moura, José Hamilton Maruxo Jr. e “Português: língua, literatura, produção de texto: ensino médio,” de Maria Luiza Abaurre, Marcela Nogueira Pontara e Tatiana Fadel, bem como o Manual do professor e seus referenciais curriculares para o ensino médio, observando a apropriação dos gêneros textuais da esfera do argumentar no ensino médio em escolas públicas. Para a realização dessa pesquisa foram utilizados os dois livros didáticos de língua portuguesa do 1º ano, que são adotados em escolas da rede pública de ensino de Teresina. Como suporte teórico, nos baseamos em Bakhtin (1997), Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2000, 2002), Dionísio e Bezerra (2002), Adam (2008), dentre outros. Verificamos que a abordagem dos gêneros textuais da esfera do argumentar possui aspectos distintos em cada um dos livros analisados. A coleção do livro “Linguagem e Interação” apresenta uma diversidade de gêneros da esfera do argumentar tais como: dois modelos de artigo de opinião, seis de editorial de jornal, cinco de debate, sete de carta ao leitor. Enquanto que a coleção do livro “Português: língua, literatura, produção de texto: ensino médio” não aborda nenhum gênero da esfera do argumentar. Vimos que os resultados da primeira coleção apontam aspectos favoráveis que possibilitam desenvolver no discente a capacidade de produção nos diversos gêneros da esfera do argumentar. Enquanto que na segunda coleção não detectamos nenhuma ocorrência em relação ao ensino dos gêneros em que a capacidade argumentativa fosse explorada.
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