APROPRIAÇÃO DO GÊNERO CARTA DE LEITOR: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD)
Resumo
O presente trabalho objetiva analisar como se dá a apropriação do gênero carta de leitor e os possíveis avanços a partir da intervenção didática por meio de sequências didáticas. Para isso, busca caracterizar o gênero Carta de Leitor, verificar o tratamento que o livro didático dá a esse gênero, assim como propor uma sequência didática centrada no gênero em estudo. O quadro teórico que fundamenta a pesquisa tem, dentre outros autores, Bakhtin (1997), Marcuschi (2010) e Bronckart (2003). Nos estudos sobre carta de leitor servirão de referência, dentre outras, as pesquisas de Bezerra (2010) e Alves Filho (2011) e como marco metodológico terá o uso de sequência didática a partir do modelo estrutural de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Como resultado parcial da pesquisa, percebemos o avanço dos alunos após a aplicação da sequência no que se refere aos elementos prototípicos do gênero, observando inicialmente a seção de contato e a seção de despedida das cartas de leitor produzidas.
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