A MULTIMODALIDADE NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO TEXTO

Adriela Jorge dos Reis de Sousa

Resumo


Desenvolver em sala de aula atividades pedagógicas que integrem a linguagem verbal e verbo-visual por meio de recursos como textos, filmes, músicas, figuras, etc., a fim de propiciar a construção de sentido de maneira mais significativa, aprimorando as capacidades de letramento de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, é um desafio para o professor de Língua Portuguesa. O mundo e a nossa maneira de nos comunicarmos têm se tornado cada vez mais multimodais, daí a relevância do trabalho em sala de aula sob essa perspectiva. Este trabalho reflete sobre as práticas de multimodalidade em sala e suas contribuições para o processo de construção de sentidos, bem como propõe estratégias para o seu desenvolvimento. Para esta reflexão, apoiamo-nos Kress & Van Leeweun (2001), Luna (2002), Dionísio (2005;2011), entre outros, que abordam essa temática. Os dados coletados, a partir de uma atividade aplicada, foram analisados numa relação qualitativa à luz bibliográfica selecionada, enfatizando a desenvoltura da turma durante a ação de construir significados. Esta análise interessa a professores, estudiosos e pesquisadores que desejam refletir sobre as práticas de letramento desenvolvidas em sala, com o objetivo de oportunizar estratégias mais eficazes para a construção de sentidos.


Palavras-chave


Multimodalidade. Atividades pedagógicas. Construção de sentidos.

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