LINGUAGEM E PUBLICIDADE: RELAÇÕES DIALÓGICAS DE UM DISCURSO
Resumo
Este trabalho – Linguagem e Publicidade: relações dialógicas de um discurso, estuda os efeitos de sentido do discurso da qualidade de vida no trabalho pelo viés metodológico da Análise Crítica do Discurso, e tendo a publicidade da campanha institucional da AmBev, elaborada pela agência MPM Propaganda, em 2010: AmBev. Feita por gente e sonhos, como instrumento de persuasão, detendo-se não somente na estrutura da construção da peça, mas também nos não-ditos dos fios (in)visíveis que fazem parte daquela tessitura. O objetivo central do estudo é desvelar o(s) efeito(s) de sentido produzido(s) pelos anúncios publicitários motivacionais dos programas de qualidade de vida no trabalho nas organizações contemporâneas. Para essa análise crítico-textual, aporta-se em Bakhtin (1992, 2006), Bronckart (2008), Carvalho (2007), Fairclough (1989, 1995, 2001), Marcuschi (2008), Mészáros (1996, 2002), Van Dijk (2010), entre outros. A sua relevância está em propiciar uma reflexão acerca dos meandros da intencionalidade do discurso, em destaque no contexto de relações de poder, podendo as suas contribuições extrapolarem o ambiente da empresa para outros cenários discursivos na contemporaneidade. Observou-se, assim, que a tessitura dos fios (in)visíveis do discurso dessa qualidade com as “novas” formas de extração da mais-valia, onde as organizações contemporâneas tendem, cada vez mais, a “valorizar” os seus recursos humanos = talentos = colaboradores = parceiros = associados, em busca de maior produtividade, pode desencadear o estresse, sintomatizado pela síndrome de Bournout.
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