GÊNEROS DA ESFERA DO ARGUMENTAR EM LIVROS DIDÁTICOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
Objetivou-se, sobretudo, investigar o tratamento dispensado ao ensino dos gêneros da esfera do argumentar nos Livros Didáticos de Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, da Educação de Jovens e Adultos, de escolas públicas municipais e estaduais de Teresina-PI, com a metodologia bibliográfica e de campo, quantitativa e qualitativa. O corpus de trabalho teve como categorias de análise: a quantidade/ diversidade de gêneros do argumentar nos LDs coletados; as condições de produção (finalidades, contexto histórico, destinatário); os mecanismos de textualização (planejamento, revisão, reelaboração); e, abarcando as categorias anteriores, se as atividades propostas para produção textual nos LDs desenvolviam de fato a argumentação nos alunos. Com base em Soares (2000), Bezerra (2002), Antunes (2003), Marcuschi (2002; 2008), Guimarães (2007), Melo (2009), Dolz e Schneuwly (2004), entre outros, a análise constatou que: a) dos seis livros analisados, apenas dois apresentam uma quantidade razoável de gêneros do argumentar (Tempo de aprender 8º ano e Telecurso); b) só um livro oferece uma diversidade satisfatória desses gêneros (Telecurso); c) todas as condições de produção foram explicitadas somente num livro (Tempo de aprender 9º ano); d) todos os mecanismos de textualização foram solicitados apenas num livro (Tempo de aprender 8º ano). Desse modo, ao analisar os LDs de diversas escolas da EJA, constatou-se uma melhoria nos aspectos analisados, embora alguns livros tenham decepcionado em relação a um ensino de qualidade. Portanto, verificou-se que o trabalho com a argumentação/ gêneros do argumentar através do LD na EJA tem progredido, mas ainda está longe do ideal, evidenciando a necessidade de reavaliação e abastecimento de cientificismo e humanismo na EJA do Estado do Piauí.
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