UMA REFLEXÃO ACERCA DO LETRAMENTO E DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o letramento e também como o livro didático de português tem abordado os gêneros textuais, bem como analisar de forma crítica como esse livro trabalha esses gêneros contemplando o letramento, ou seja, preocupando-se em inserir atividades do cotidiano da vida do aluno nos exercícios do livro, mostrando a função social do gênero trabalhado, e, sobretudo motivando o aluno a produzir textos condizentes com a sua realidade social. Analisarei o livro “Português Ensino Médio” da Editora Scipione, que tem como autor José de Nicola (2005), livro este usado atualmente na cidade de Esperantina Piauí em uma
escola pública. O livro é dividido em três partes, sendo que a primeira contém oito capítulos, a segunda é composta por nove e a terceira por dez. Analisarei apenas o capítulo três que fica na parte “dois” do livro, que trata dos gêneros textuais no cotidiano. Essa análise está fundamentada em
autores como Kleiman (2005), Marcuschi (2008), Soares (1998), dentre outros. Esperamos com essa discussão, uma ligação maior dos conhecimentos produzidos na academia com a política pedagógica da escola pública, com a intenção de favorecer uma aprendizagem mais significativa para o aluno oriundo de camadas populares, que deve se adequar aos letramentos propostos pela escola, muitas vezes, descontextualizados e sem ligação com os letramentos aprendidos na comunidade onde vive.
escola pública. O livro é dividido em três partes, sendo que a primeira contém oito capítulos, a segunda é composta por nove e a terceira por dez. Analisarei apenas o capítulo três que fica na parte “dois” do livro, que trata dos gêneros textuais no cotidiano. Essa análise está fundamentada em
autores como Kleiman (2005), Marcuschi (2008), Soares (1998), dentre outros. Esperamos com essa discussão, uma ligação maior dos conhecimentos produzidos na academia com a política pedagógica da escola pública, com a intenção de favorecer uma aprendizagem mais significativa para o aluno oriundo de camadas populares, que deve se adequar aos letramentos propostos pela escola, muitas vezes, descontextualizados e sem ligação com os letramentos aprendidos na comunidade onde vive.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.