“IDENTIDADE, RESISTÊNCIA E EMPODERAMENTO NEGRO FEMININO”: TRAJETÓRIAS, ARTES E MOVIMENTOS SOCIAIS – ENTREVISTA COM CARMEN KEMOLY

ANTONIO ANDRESON OLIVEIRA SILVA

Resumo


No decorrer de dezembro de 2021 tivemos a oportunidade de entrevistar Carmen Kemoly. Como ela bem dirá, muitas vezes, uma entrevista carregada de ‘atravessamentos’. Kemoly narra sua história, seus conflitos com sua identidade negra, da infância ao empoderamento, identificando atores e instituições que corroboraram ou não para esse processo.
Durante sua experiência, é notório reconhecer as dificuldades que enfrentou por ser uma mulher negra do nordeste, ocupando lugares tão difíceis dado o contexto branco e elitizado. Artista em suas transformações, nossa entrevistada mostrará que a arte da poesia, hip-hop, música e movimento serviram de linguagens para resistir!
Para o deleite de todos, podemos sentir muito do que passamos dentro da esfera
estudantil, os desafios para sobreviver aos ataques na(da) Universidade, tal como sua importância nesse processo de descontrução e reconstrução da identidade negra em nós e no mundo. Boa leitura e autoidentificação!


Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 ANTONIO ANDRESON OLIVEIRA SILVA