CHAMADA PARA O DOSSIÊ: RACIALIDADES: A PRODUÇÃO DE CONTRADISCURSSOS

 A Revista Zabelê- Discentes PPGANT/UFPI tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para colaborar com a submissão de trabalhos originais, artigos e resenhas, no dossiê que contempla a temática Racialidades: a produção de contradiscursos. 

Reflexões sobre relações raciais se apresentam como parte constituinte dos estudos da antropologia brasileira. Interesses sobre manifestações culturais de populações negras e indígenas representam um dos eixos históricos mais produtivos, tanto é que a institucionalização da disciplina acompanha a formação discursiva do que é ser negra/o e o que é ser indígena, como a fábula das três raças e o mito da democracia racial no Brasil.


Em tempos hodiernos, o que se observa é a constituição de contradiscursos raciais, como as chamadas Epistemologias do Sul, processos de aquilombamento, narrativas e reescritas indígenas que se apresentam como frente de formação discursiva e ontológica contra as classificações, esteriótipos e estigmatizações que deixavam sujeitos racializados negros/as e indígenas à margem.


Destacamos, assim, a importância de abrir espaços para a continuidade e visibilização de escritos, concluídos ou em andamento, que abarque esse campo de estudos tradicional nas ciências sociais, em especial no âmbito da antropologia. Nossa proposta com esse número temático é acolher artigos numa perspectiva interseccional e interdisciplinar. Desta forma, abrimos esta edição para as diversas possibilidades que podem agregar as discussões envolvendo relações raciais: racismo, gênero, xenofobia, intolerâncias, sexualidades, educação, religiosidades, corpo, saúde, políticas públicas, etnicidade, ontologias combativas, mulherismo africana, e outras que atravessem mais explicitamente as populações negras  e indígenas como contradiscursos afro, indígenas e a amefricanidade.


Com o prazo para submissão até 22 de setembro de 2021.